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Brasil produzirá 120 mil caminhões pesados em 2020, diz Anfavea

Brasil produzirá 120 mil caminhões pesados em 2020, diz Anfavea

O presidente da Anfavea – Associação Nacional dos fabricantes de Veículos Automotores, Luiz Carlos Moraes, apresentou recentemente durante o encontro ABC Empresarial, a executivos de transportes, um panorama das vendas de caminhões e veículos pesados em 2019 e também comentou das perspectivas de venda e produção de veículos pesados em 2020.

O evento aconteceu na sede do SETRANS – Sindicato das Empresas de Transportes de Carga do Estado de São Paulo, em fevereiro.

Na ocasião, Moraes comentou que o Brasil deve produzir neste ano cerca de 143 mil veículos pesados, onde estão considerados os caminhões com 3,5 toneladas ou mais e ônibus. Este número reflete um reaquecimento do setor em função de melhores indicadores econômicos, o que deve levar a indústria brasileira a um crescimento de 16,9% frente aos 122 mil veículos pesados produzidos no passado. Mas é um resultado muito melhor se consideramos que em 2016 foram produzidas apenas 62 mil unidades.

Deste total projetado para 2020, 120 mil devem ser caminhões pesados, ficando as demais 23 mil unidades com ônibus. Para efeito de comparação, em 2019 foram produzidos 101 mil unidades de caminhões pesados.

Ociosidade e renovação de frota

“O grande problema é que ainda há muito espaço para crescer. Somadas todas as indústrias brasileiras, temos uma capacidade de produção potencial em torno de 420 mil unidades/ano”, alertou o presidente da Anfavea.

Para Moraes, o número mostra o tamanho da ociosidade das plantas de veículos pesados no Brasil. Questionado por representantes de transportadoras quanto a planos de renovação de frota, ele disse que a Anfavea está aberta e pronta a discutir planos de ação com o segmento de transportes.

Moraes ressaltou ainda que a renovação da frota no Brasil deve passar por discussões da sociedade e por ações que contribuam para que transportadores autônomos e empresas deixem de lado veículos que podem ter 15, 20, 30 ou até mais anos de uso, de forma a estimular o consumo de equipamentos mais modernos e eficientes.

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Próximo workshop do CIST abordará os riscos e oportunidades do DT-e – Documento de Transporte Eletrônico

Próximo workshop do CIST abordará os riscos e oportunidades do DT-e – Documento de Transporte Eletrônico

Depois de ter realizado um encontro em Fortaleza (CE), o Clube Internacional de Seguros de Transportes (CIST) volta a promover sua tradicional série de workshops na capital paulista. O próximo evento  acontecerá no dia 25 de julho, no São Paulo Center, e é destinado aos profissionais dos setores de seguros e logística.

O primeiro painel será sobre “Embarque Ferroviário: Desafios do Setor & Oportunidades, Vantagens e desvantagens”. O palestrante será Rafael Sales,Sênior Risk, Insurance e Claims Specialist da VLI Logística. Formado em Administração, ele possui MBA em Gestão Estratégicas de Negócios, pelo Centro Universitário Una; e em Seguros e Resseguros, pela ENS.

            A segunda palestra é que falará sobre o “Documento de Transporte Eletrônico (DT-e). Implicações de Riscos e Seguros no Transporte de Carga”, lançado recentemente pelo governo federal. A novidade unificará cerca de 20 documentos – como o CT-eMDF-eCIOTseguro obrigatórioRNTRC, entre outros – que precisam ser apresentados pelos caminhoneiros ou transportadores nos postos de fiscalização e pesagem nas rodovias. A ideia é que este formato de arquivo unificado simplifique a fiscalização, ficando embutido em um chip que se comunicará via tecnologia sem fio nos postos de fiscalização, agilizando bastante a vida dos transportadores e caminhoneiros, que não precisarão parar mais nos postos para terem a documentação verificada.

Mas é preciso cautela: a existência do DT-e não eximirá as empresas de emitirem os demais documentos como o CT-e, MDF-e, CIOT, seguro obrigatório, RNTRC, como comentamos em matéria anterior sobre o tema aqui, no Blog da GUEP, que você pode conferir neste link: https://www.guep.com.br/saiba-o-que-e-e-como-funciona-o-dt-e/.

Este painel contará os palestrantes Adauto Bentivegna Filho, advogado e assessor da Presidência e Jurídico do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (Setcesp); e Duani Reis, CEO da Opentech, empresa que atua no segmento de Gestão de Risco e Logística em transportes.

O encontro faz parte da grade de workshops mensais que o CIST promove com o compromisso de desenvolver a cultura de gestão de riscos e seguros no Brasil, e capacitar trabalhadores desses segmentos. O wokshop é uma realização do CIST e conta com apoio da  GUEP.

E inscreva-se até o dia 24/07 para concorrer ao sorteio de brindes tecnológicos feito pelo time da GUEP.

Serviço:

Data: 25 de julho de 2019
Horário: 08h30 às 12h30
Local: São Paulo Center
Endereço: Av. Lineu de Paula Machado, 1088/1100 – Cidade Jardim
Investimento: R$ 80 para sócios / R$ 100 para não sócios
Mais informações: www.cist.org.br

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Principais regras da ANTT no Transporte Rodoviário de Cargas

Principais regras da ANTT no Transporte Rodoviário de Cargas

Objetivo:

Transmitir conhecimentos para os profissionais da área fiscal, faturamento, gestores, e administradores das transportadoras sobre os principais pontos relacionados a ANTT que impactam no Transporte Rodoviário de Cargas.

Programa:

CIOT
Seguro
Pedágio x Vale Pedágio
MDF-e
Evasão de Fiscalização
Programa

CIOT

O que é CIOT?
Quem está obrigado a emissão?
Tipos de CIOT
O que é PEF?
O que é TAC?
O que é ETC?
Quando a transportadora está equiparada ao TAC?
Penalidades pela falta de emissão do CIOT
Como o CIOT pode impactar na emissão do MDF-e?
Seguro

DDR
Apólice por estipulação
RCTRC/DC
O que é o número da averbação?
Em qual documento o número da averbação deve ser mencionado?
Averbação em contingência como emite o MDF-e
Penalidades por não informar o seguro no MDF-e
Pedágio x Vale Pedágio

Conceito de pedágio
Pedágio x Vale Pedágio
Quem deve fornecer o vale pedágio?
Quando o vale pedágio deve ser antecipado pelo tomador do serviço?
Conceito de carga fracionada
Exclusão do vale pedágio da base de cálculo do ICMS
Exclusão do vale pedágio da base de cálculo das contribuições federais e previdenciárias
Penalidades pela falta de fornecimento do vale pedágio
Transportadora está obrigada a fornecer o vale pedágio?
MDF-e

O que é MDF-e?
Quando o MDF-e deve ser emitido?
O que é DAMDFE?
Regras para emissão do MDF-e
O que mudou na versão 3.0 do MDF-e?
Quem deve emitir o MDF-e nos casos de subcontratação?
Por que o MDF-e deve ser encerrado?
Infrações e penalidades?
Evasão de Fiscalização

Evasão de balança ou Evasão do posto de fiscalização da ANTT?
Penalidades

Público Alvo:
Profissionais das Áreas fiscal, contábil, faturamento, gestores, administradores e demais interessados em adequar as transportadoras as principais legislações e regras da ANTT, para que possibilite que sejam evitadas as indesejáveis autuações.

Instrutor: Dr. Marco Aurélio Guimarães Pereira – Advogado especializado em Administração pela FGV e Medidas Cautelares pela PUC – SP, Consultor Tributário, Consultor Jurídico do Setrans, do Sindipesa e do Guia do TRC, com mais de 33 anos de atuação na área de Transportes e Indústria. Co-Autor do Livro Manual do ICMS para o Transporte Rodoviário de Carga do Estado de São Paulo. Artigos publicados na GAZETA MERCANTIL, DIÁRIO DO COMÉRCIO (Associação Comercial do Estado de São Paulo), DIÁRIO GRANDE ABC, CARGA PESADA, REVISTA PORTUÁRIA, NTC & LOGÍSTICA e, em sites especializados no segmento. Cursos ministrados “in company” com os temas Legislação do ICMS e Documentos Fiscais para Transportadoras e Regulamentação da Profissão Motorista – nas empresas: Petrobras, Transportadora Americana, Darcy Pacheco, Veloce, Tranziran, Mesquita, Translute, entre outras. Sócio administrador da empresa PAULICON CONTABIL – contabilidade especializada no segmento do Transporte Rodoviário de Carga, com atuação no Estado de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia; Medalha de Honra ao Mérito do TRC Paulista “Adalberto Panzan”, na Categoria Especial. Juiz do Tribunal de Impostos e Taxas do Estado de São Paulo (TIT) por dois mandatos consecutivos.

DATA: 17 DE JULHO DE 2019 – DAS 8h30 ÀS 12h30

INVESTIMENTO:

R$ 330,00 por participante – 10% de desconto para clientes Guep.

Novidade: A partir do mês de maio, todos os Sindicatos Patronais de Transporte Rodoviário de Cargas terão o mesmo benefício de desconto aplicado para os associados SETRANS nos Treinamentos e Palestras.
Incluso: Apostilas, Certificado. Coffee Break
* Estacionamento gratuito no local *

Coordenação de Treinamentos

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES: (11) 4330-4800 com Thayná
e-mail: treinamento@setrans.com.br

IMPORTANTE SABER:

O cancelamento da inscrição do treinamento só será aceito com 02 dias de antecedência por e-mail.
Ausência sem aviso prévio, será cobrado 35% do valor da inscrição, referente as despesas gerais do evento.

LOCAL: Avenida Conde Francisco Matarazzo, 838 – CEP: 09520-110 – Fundação – São Caetano do Sul – SP

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Fotos do Workshop CIST Fortaleza

Fotos do Workshop CIST Fortaleza

Workshop do CIST em Fortaleza atrai imprensa e é sucesso de público.

O primeiro workshop do CIST em Fortaleza não poderia ter sido melhor! O evento desta terça-feira (25.06) reuniu dezenas de empresários e profissionais dos setores de logística e seguros no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).

Vários veículos de imprensa também estiveram presentes, como o Diário do Nordeste, TV Cidade (Record), TV Diário (Verdes Mares- Globo), TV Jangadeiro (SBT), Jornal Diário do Nordeste, Portal Tapis Rouge, O Povo e a TV Assembleia do Ceará. Essa mobilização valida o compromisso do CIST de expandir os debates por todo país – agregando as características regionais às discussões dos temas nacionais. Vale lembrar ainda que o wokshop foi uma realização do CIST e da Servis e contou com apoio da Agel, FIEC, Guep, Grupo Fox e AECIPP.

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GUEP e Setrans firmam parceria para levar o sistema Score aos associados ao sindicato

GUEP e Setrans firmam parceria para levar o sistema Score aos associados ao sindicato

Prover acesso rápido e fácil às vantagens e benefícios da tecnologia do Score da Guep aos seus associados. Este foi um dos principais temas abordados junto aos representantes de mais de 50 transportadoras que compareceram à solenidade realizada na última terça-feira, dia 2 de julho, na sede do Setrans em São Caetano do Sul – SP.

O Setrans – Sindicato das Empresas de Transportes de Carga do ABC, que tem forte representatividade junto às transportadoras da região, firmou parceria com a Guep para prover aos seus associados mais conveniência no acesso ao Score e agora eles poderão utilizar seus logins de associado na área restrita do site do Setrans para fazer consultas de motoristas ou CNPJs, portanto tendo mais conveniência no acesso ao sistema.

Agilidade

“Esta parceria firmada com a GUEP vem ao encontro da necessidade das transportadoras, que podem ganhar uma maior agilidade em seus processos de liberação de fretes graças a uma pesquisa e cadastro de motoristas muito mais rápida, por exemplo provendo a cobertura securitária em menos tempo e com alta precisão, ou na consulta a CNPJs”, afirma Fabio Brigidio, diretor do Setrans.

Segundo o executivo, trazer aos associados do Setrans tecnologias como a da Guep é também uma ação que mostra o compromisso da atual gestão do sindicato de prestar serviços relevantes aos seus associados, além de contribuir para a prevenção de fraudes e sinistros no segmento.

O que é o Score?

O Score é o sistema de pesquisa e cadastro de motoristas mais ágil do mercado. Por conta de utilizar uma tecnologia que pesquisa mais de 400 fontes em tempo real, dispensando a abordagem de banco de dados usada por outros fornecedores, consegue prover informações sobre motoristas com uma assertividade 40% superior e tem tempo médio de pesquisas de 15 minutos, o que provê uma enorme agilidade às transportadoras, que podem transformar esse menor tempo na liberação de carga para aumentar suas receitas, prevenir e reduzir perdas, entre outros benefícios.

 

Na foto, da esq. para a dir.: Fernando Sapata, diretor do Setrans, Alex Barbosa, gerente de marketing da Guep, Fabio Brigidio, diretor do Setrans, Nobumitsu Matsuda, vice-presidente do Setrans, Claudio Borelli, presidente do Setrans, Ricardo Siqueira, diretor do Setrans, Nelson Minholi, gerente administrativo do Setrans. Rodrigo Sasso, head de digital da Guep e Kleber Mendes, business consultant

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Guep participa do PRECARGA 2019 com tecnologias de prevenção a roubo de carga   

Guep participa do PRECARGA 2019 com tecnologias de prevenção a roubo de carga  

Nesta quarta-feira, dia 26 de junho, acontece em São Paulo o PRECARGA 2019 – Fórum Nacional de Prevenção de Roubo de Cargas. Esta é a quinta edição do evento que, entre outros temas, abordará a adoção de novas tecnologias antirroubo na cadeia logística.

A Guep, que fornece tecnologias e serviços para empresas da cadeia logística, entre elas soluções para a criação de rotas seguras, averbação e de pesquisa e cadastro de motoristas, estará presente no evento como apoiadora e expositora, com o intuito de mostrar a aplicabilidade das ferramentas para embarcadores e transportadoras.

Compromisso

Além disso, a empresa, que tem forte compromisso com seus clientes, também tem o objetivo de fomentar o debate de melhores práticas na prevenção do roubo de cargas.

“A Guep dispõe de tecnologias que contribuem para a diminuição no roubo de cargas, mas acima de tudo entende que o apoio a eventos como o PRECARGA 2019 condizem com a sua missão dentro do setor de fomentar as melhores práticas e, certamente, de levar conteúdos relevantes para um público de alto nível no setor”, comenta Leandro Coelho, diretor comercial da Guep.

O PRECARGA, que acontece no Hotel Tivoli Mofarrej, receberá importantes especialistas de logística e segurança do país. Entre as instituições e organizações representadas no quadro de palestrantes e panelistas estão, por exemplo, a Polícia Rodoviária Federal, SETCEMG, ABTTC, FIESP, ABSEG, ANUT, ABRALOG, ABINEE, BRINKS, C&A, MARSH, ICTS, MUNDIAL RISK, CARGO X, RITE HITE, POINTER CIELO e a GUEP, além de profissionais de gerenciadoras e agências internacionais.

Temas abordados

Entre alguns dos temas abordados figuram exemplos como:

  • Plano da PRF para diminuir roubos de cargas em rodovias
  • As principais medidas governamentais e consequências diretas das mudanças na legislação
  • A Influência da lei de Segurança dos dados no monitoramento e gerenciamento de cargas
  • A Segurança da informação e sistemas tecnológicos nas operações de transporte
  • Impacto no gerenciamento de risco nas apólices de seguro
  • O Fim do Auto seguro
  • Modelos de contratos enxutos – Quais melhores modelos de contratos para as Transportadoras
  • Apólice de seguros, responsabilidades dos usuários e armadores
  • As principais vantagens da utilização do operador de cargas com veículos blindado
  • Novas Tecnologias implantadas que estão realmente diminuindo os sinistros
  • A utilização da Inteligência Artificial como metodologia de prevenção (Urbano e Rodovias)
  • Processos e tecnologias para diminuir o roubo dentro da área de operação

Por conta desta abrangência, o PRECARGA tem se consolidado como um importante evento no segmento e reúne grandes grupos de transportadoras e empresas embarcadoras de vários os segmentos, incluindo a cadeia de eletroeletrônicos, vestuário, tabaco, calçados, fertilizantes e varejo online, entre outros.

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