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Mercedes faz parceria com startup brasileira de drones Speedbird Aero

Mercedes faz parceria com startup brasileira de drones Speedbird Aero

Você já viu aqui, no Blog da Guep, que a Mercedes Benz já apresentou protótipos de vans que atuam em conjunto com drones, tudo para agilizar a entrega de itens e ganhar agilidade em logística. A novidade é que a fabricante firmou uma parceria com a startup brasileira de drones Speedbird Aero, que você também conheceu na mesma matéria, no Blog da Guep, quando a ANAC autorizou os primeiros testes de entregas da empresa (veja mais aqui)

A startup brasileira fechou uma parceria com a montadora alemã para o desenvolvimento de um furgão que funcionará como um ‘porta-aviões’ de drones. A ideia é que os testes envolvam o transporte de exames e vacinas com a empresa de exames laboratoriais Hermes Pardini.

O uso de uma estrutura ‘híbrida’ de veículos associados a drones visa atender diversas como entregas em locais de difícil acesso, áreas remotas e em situações de emergência.

Nos testes feitos até aqui, a Speedbird tem usado o DLV1, que está sendo usado em testes de entregas com o iFood. O drone pesa 9 kg e pode transportar até 2,5 km e chegar a uma altura máxima de 120 metros. O próximo modelo a entrar em processo de certificação é o DLV2, que transporta até 5 kg de carga e tem capacidade para voar até 10 km.

“Vimos projetos semelhantes de sucesso no exterior com a marca Mercedes-Benz e não tivemos dúvidas em tê-la como parceira de negócio no Brasil. A Sprinter é o veículo que se destaca em sua categoria e tem todas as características que necessitamos para a conexão entre os dois modais, o terrestre e o aéreo. Juntos revolucionaremos a forma como são feitas as entregas no país. Hoje, temos drones com capacidade de até 8 quilos de carga útil e autonomia que vai de 2.5 até mais de 100 quilômetros. Futuramente, com certeza, novas opções serão disponibilizadas”, ressalta Manoel Coelho, co-fundador da Speedbird Aero.

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Via varejo adota veículos elétricos na frota logistica de SP

Via varejo adota veículos elétricos na frota logistica de SP

Com foco na redução de emissão de carbono, a Via Varejo, dona de marcas como Casas Bahia e Ponto Frio, acrescentou mais 10 veículos elétricos à sua operação logística. Tendo uma capacidade de carregar cargas de 720 Kg e 300 Km de autonomia, os veículos começam suas jornadas em entregas na cidade de São Paulo, em trajetos mais curtos e onde há uma maior disponibilidade de pontos de recarga.

Uma curiosidade: a fabricante dos caminhões é a JAC Motors, que também está fornecendo caminhões elétricos para a Braspress, como você viu aqui, no Blog da Guep.

Esse movimento pela eletrificação está sendo considerado uma preparação para um futuro mais limpo, de acordo com Sérgio Leme, VP de Operações da Via Varejo: “A partir desse ano, incorporamos as práticas com foco em governança corporativa social e ambiental, o chamado ESG, em nossa estratégia de negócio e seguimos com estudos constantes para a adoção de formatos mais sustentáveis em nossos modais logísticos, um dos principais emissores dentro da nossa operação.”

Ainda de acordo com o executivo, a Via Varejo reforça o compromisso na redução do impacto no meio ambiente trazendo juntamente com essa iniciativa uma frota de carros corporativos abastecidos a etanol. “Nossas metas são ambiciosas e passam pelo aumento significativo do uso de energia limpa para o abastecimento de lojas, escritórios e centros de distribuição, além de ações com foco em economia circular, como a logística reversa de eletroeletrônicos e materiais recicláveis coletados em pedidos entregues”, acrescentou Leme.

Fonte: Revista Mundo Logística

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Empresários do setor de transporte se unem por movimento pró-vacina

Empresários do setor de transporte se unem por movimento pró-vacina

Por conta do crescimento da pandemia no Brasil em ritmo acelerado, e a imunização por meio de vacinas em velocidade consideravelmente lenta, alguns empresários do ramo de transporte se uniram em torno da campanha #VacinaJá – O Brasil tem pressa!

O movimento espera chamar a atenção da população para a necessidade da imunização em massa do povo brasileiro, por conta do grande desejo de voltarem plenamente à vida econômica normal e comum do país. Por isso, esses empresários incentivam o uso de máscaras pela população, e confirmam a disposição do setor de transportes para ajudar de alguma forma na aceleração da logística da vacinação do país.

A iniciativa tem apoio da CNT (Confederação Nacional do Transporte), que em parceria ao governo federal, incluiu os profissionais do transporte de todos os modais no grupo prioritário da campanha nacional de vacinação contra a covid-19.

E mais do que isso, disponibilizaram toda a cadeia de logística do setor para que sejam realizadas todas as entregas das vacinas. Já em outra frente, o Sistema CNT disponibilizou as unidades do SEST SENAT em todo o país para a utilização como pontos de vacinação.

O presidente da CNT, Vander Costa, declara que a vacinação da população depende de uma adequada logística de distribuição, com requisitos específicos de transporte, armazenagem, manuseio e controle em todas as suas etapas. “Nós transportadores, reunimos as condições para ajudar nessa missão, e estamos a postos para intensificar nossas ações”, afirmou Costa.

Caso queira fazer parte e ajudar essa campanha de alguma forma, basta clicar aqui para fazer o download do material da campanha e adesivar seus veículos para a divulgação.

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Braspress sai na frente do mercado e lança um projeto com caminhões elétricos

Braspress sai na frente do mercado e lança um projeto com caminhões elétricos

O diretor e presidente da Braspress, Urubatan Helou, revelou nesta semana o primeiro caminhão elétrico que a empresa irá operar nos próximos meses, produzido pela JAC Motors Brasil.

Em um vídeo publicado nas redes sociais da empresa, o diretor afirmou que quem conduzirá esse caminhão serão as Rainhas do Voltando, um projeto Braspress que foca em dar oportunidades no ramo de transportes de cargas para mulheres.

A ideia principal dessa parceria das Rainhas do Volante, e dos caminhões elétricos da Jac Motors Brasil por meio da Braspress, é de prover uma iniciativa que promove a sustentabilidade nos eixos ambiental e de inclusão (a Brasspress costuma divulgar vagas e promover a profissão de motorista de caminhão também para o público feminino em suas redes sociais).

O executivo informou que o modelo usado tem uma autonomia de 200Km. Porém, inicialmente é um projeto que será pilotado pela aeropress, uma subsidiária do grupo que gerencia a Braspress.

A empresa, que tem forte atuação no transporte do e-commerce e outros segmentos, conta com mais de 100 filiais distribuídas por todo o Brasil e países do Mercosul e concentra sua atuação no atendimento com veículos de uma frota própria que conta com mais de 3 mil veículos e um time de mais 9 mil colaboradores.

Fonte: Linkedin/Braspress

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Governo Federal cria política de modernização das rodovias federais

Governo Federal cria política de modernização das rodovias federais

O Governo Federal instituiu a Política de Modernização da Infraestrutura Federal de Transporte Rodoviário, o Inov@BR, e a qualificou no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência (PPI).

Essa política, que foi criada pelo decreto n° 10.648 assinado pelo presidente Jair Bolsonaro no dia 12 de março e publicado no DOU no dia 15, tem como foco promover a modernização e garantir a segurança e eficiência logística das rodovias federais, concedidas ou não.

“Este programa vai trazer inovações para nossas rodovias. Vamos levar a segurança viária, a fluidez e a tecnologia como nossos pilares da modernização. Este projeto vai garantir as ferramentas necessárias para melhorar a competitividade, assegurar a qualidade na infraestrutura e promover a segurança de todos”, afirmou Tarcísio Gomes de Freitas, ministro da Infraestrutura,.

O programa, voltado para rodovias concedidas e para as administradas pelo Departamento de Infraestrutura de Transportes (DNIT), está em linha com a Política Nacional de Transportes (PNT) e com o Plano Setorial de Transportes Terrestres (PSTT), coordenados pelo MInfra.

Pelo Inov@BR, serão realizados investimentos em:

  • Novas sinalizações;
  • Monitoramento das vias;
  • Conectividade (wi-fi e cobertura de celular nas rodovias);
  • Implantação do free flow;
  • Aprimoramento da pesagem veicular;
  • Integração do DNIT e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

O programa, de forma geral, trará a modernização junto com o incentivo para uso da TAG dos pedágios e técnicas sustentáveis para melhorar a qualidade do meio ambiente.

E você, gostou desta notícia? Confira várias outras notícias do transporte clicando aqui.

Fonte: SETCESP

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Movimento de caminhões cresce 1,5% nas rodovias em fevereiro

Movimento de caminhões cresce 1,5% nas rodovias em fevereiro

O movimento de caminhões nas estradas pedagiadas cresceu 1,5% no mês de fevereiro em comparação com janeiro. Comparando com o mesmo mês do ano de 2020, o avanço foi de 4,4%. Os dados são da ABCR (Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias) e analisados pela consultoria Tendências Integrada.

O aumento do movimento de veículos pesados, de acordo com a consultoria Tendências, está ligado diretamente à recuperação da atividade de transporte de cargas no Brasil. Por causa de setores da economia que continuam aquecidos, principalmente o agronegócio, comércio eletrônico e construção civil, a demanda por transporte aumenta e, consequentemente, há mais caminhões nas estradas.

De acordo com a ABCR, desta vez o movimento de veículos leves apresentou alta de 4,7% no segundo mês do ano sobre janeiro. No entanto, na comparação com fevereiro de 2020, há uma queda de 11%. O recuo de deve à pandemia de covid-19, que reduziu o movimento de veículos de passeio nas estradas.

Por causa do aumento no movimento de caminhões e carros de passeio, o fluxo geral de veículos referente a fevereiro de 2021 apresentou avanço de 3,8% no comparativo com janeiro.

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Fonte: Estradrão

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