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Caminhões andando sozinhos em estradas, já vimos muitos. Da Tesla à Mercedes Benz, passando por outras empresas menos conhecidas do grande público como a TuSimple ou a Otto, que já fez parte da Uber, ou mesmo a Einride, que você já viu aqui no blog da Guep. Porém, em todos estes casos o que se via eram testes e mais testes, com caminhões usando tecnologias de direção autônoma, porém sempre com um condutor humano a bordo para assumir o volante em caso de emergência.

Agora uma nova empresa, a norte-americana Plus, subiu o nível do jogo ao fazer uma demonstração de caminhão sem motorista no chamado Nível 4, em uma rodovia, sem motorista de segurança, teleoperador ou qualquer outra forma de intervenção humana. Isso representa um marco significativo para a indústria de caminhões autônoma e para a Plus, que demonstrou a primeira operação de caminhão pesado de nível 4 sem motorista da empresa em um porto em abril de 2018.

O teste foi feito no início do ano em uma estrada movimentada. O caminhão rodou tranquilamente ao longo de um trecho de quase 30 quilômetros da rodovia Wufengshan da China em condições regulares de tráfego.

Aplicabilidade

A ideia da empresa é de fornecer um caminhão de marca própria com a tecnologia da empresa embarcada, chamada PlusDrive, e a empresa não descarta a aplicabilidade dessa tecnologia também em outros modelos convencionais, que poderiam ser adaptados.

A produção em massa do caminhão FAW J7 L3 movido pela PlusDrive está prevista para começar ainda em 2021. A empresa já teve uma encomenda da gigante do ecommerce Amazon, que quer adquirir mil sistemas da empresa para equipar seus veículos de entrega.

A startup desenvolve tecnologias de direção autônoma para caminhões desde 2016, quando foi fundada por um ex-alunos da Universidade de Stanford e que conta com o apoio de investidores de várias empresas chinesas, como a Shanghai Automotive Industry Corp, a GSR Ventures Management e a transportadora Full Truck Alliance, além do fundo de investimentos Sequoia Capital. A empresa também tem parcerias com a Iveco e com a Cummings na criação de um sistema que combine a direção autônoma a caminhões movidos a gás natural.

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