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Depois de dois anos de relativa estabilidade – e até decréscimo – cresce o roubo de cargas no Brasil com o primeiro aumento no índice desde 2017. Os dados foram divulgados pela
Associação Nacional de Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) que divulgou, na semana passada, estudo que mostra um raio-x do roubo de cargas no Brasil ano passado.

De acordo com um levantamento da associação, o número total de registros cresceu 1,7%, passando de 14.150, em 2020, para 14.400, no ano passado. Como aconteceu em anos anteriores, a região Sudeste concentrou a maioria dos casos, com 82% das ocorrências, seguido do Sul (6,82%), do Nordeste (5,44%), do Centro-Oeste (3,66%) e do Norte (1,42%). Somados os valores em milhões de cada uma dessas regiões, foram aproximadamente R$ 1.270 bilhão perdidos em cargas roubadas no país.

A pesquisa aponta que as mercadorias mais visadas pelas quadrilhas e pelos grupos criminosos são os alimentos, os combustíveis, os produtos farmacêuticos, as autopeças, os materiais do setor de têxteis e de confecção, os cigarros, os eletroeletrônicos, as bebidas e os defensivos agrícolas.

É importante notar que o aumento relativamente pequeno do roubo de cargas também reflete a retomada da atividade econômica e das atividades do transporte, o que levou ao aumento no fluxo de mercadorias nas rodovias e, por consequência, dos roubos e furtos de carga. É nesse sentido que todas as ações e tecnologias de prevenção a riscos devem ser empregadas, incluindo aí o gerenciamento de risco, o acompanhamento do trajeto dos caminhões por rastreadores, o uso de iscas, a cobertura de apólices de seguro e, claro, a utilização de soluções de consulta e cadastro ou pesquisa e cadastro de motoristas e, nesse sentido, as empresas podem contar com a melhor e mais avançada tecnologia de pesquisa de motorista com a GUEP.

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