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O governo norte-americano vai investir US$ 127 milhões, ou seja, cerca de R$ 704 milhões no chamado programa “SuperTruck 3” (super-caminhão, na tradução do inglês), para estimular a eletrificação do transporte naquele país, em especial os caminhões pesados de uso rodoviário.

Os recursos serão voltados a projetos de cinco fabricantes, pelos próximos cinco anos. Essas montadoras terão a missão de desenvolver veículos com zero emissão de poluentes. Mas com atuação no transporte de longo alcance. Esse será o desafio, já que envolve a eletrificação e autonomia dos caminhões médios e pesados que circulam pelos EUA.

Fases

As diversas fases do programa SuperTruck, que começou em 2009, tiveram como objetivo aumentar a eficiência do transporte de carga e foram responsáveis pela adoção de sucessivas ondas de novas tecnologias como maior eficiência no consumo de combustível, melhoria na eficiência de pneus, entre outros.

Entre os projetos de marcas como Kenworth, Peterbilt, GM, Mercedes, Ford e Volvo estão modelos elétricos com capacidade – leia-se autonomia – melhorada, modelos com recarga rápida ou movidos a células de combustível de hidrogênio, que são aqueles que usam o hidrogênio como ‘combustível’ para gerar energia elétrica.

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