A Iveco, uma das maiores fabricantes de veículos pesados, começará a produção de caminhões a gás no Brasil. Eles ainda não confirmaram a informação, mas tudo indica que a produção terá início no ano de 2021. Segundo fontes do Estradão, uma empresa de grande porte do setor de logística está negociando a compra dos novos caminhões com a Iveco, e as tratativas estão avançadas.

Em 2012, não sei se você se lembra, mas a Iveco chegou a testar caminhões e ônibus a gás aqui no Brasil. Os modelos dos caminhões eram o semi-leve Daily e o semipesado Tector. O foco da empresa era espalhar a tecnologia na América do Sul, principalmente no Brasil.

Na época, os caminhões foram analisados por grandes empresas embarcadoras, como a gigante Coca-Cola. A partir disso, a Iveco colheu os dados dos resultados dessas operações para avaliar a viabilidade dos veículos a gás em diferentes tipos de aplicação.

Diferente daqui, pelo menos por enquanto, a Iveco tem forte presença na Europa de veículos movidos a gás natural veicular, ou GNV se preferir, oferecendo as linhas Daily, EuroCargo (equivalente ao Tector), Hi-Road, Hi-Way e S-Way a GNV e GNL. Essa experiência será utilizada para disseminar rapidamente a tecnologia no País.

Segundo o Estradão, eles procuraram a Iveco para obter mais detalhes da negociação. Por meio de sua assessoria de imprensa, a empresa informou que “não tem nenhum negócio efetivo ou venda de caminhões GNV ou GNL no Brasil. Porém, está atenta às oportunidades no crescente mercado de veículos comerciais movidos com esses combustíveis no País”.

E aí o que você acha? Será que a Iveco vai trazer mais essa inovação para o nosso Brasil?

Fonte: Estradão

Gostou? Compartilhe: