GP Mobi
É um aplicativo dedicado ao motorista, seja ele autônomo, frota ou agregado. É por meio deste aplicativo que o motorista irá recepcionar as viagens, através da ordem de carregamento, em que ele foi acionado pelo sistema GFRETE, podendo realizar o aceite ou recusa dessa viagem, além de recepcionar os documentos referentes ao embarque como CT-e, MDF-e, contrato de frete e realizar o escaneamento e envio de notas fiscais diretamente ao CT-e Express, que é o sistema para emissão de documentos fiscais da Guep.
Como funciona:
Motoristas não cadastrados: ao ser selecionado para uma viagem via GFrete, o motorista receberá um SMS para instalar o aplicativo em seu celular. Assim que é instalado, ele faz o cadastro de suas informações (dados bancários, contato, etc), e consegue receber a viagem em que ele foi acionado, podendo aceitar ou recusar a mesma. O restante do processo permanece da mesma maneira que um motorista cadastrado no GFrete.
Motoristas cadastrados: caso o motorista já esteja cadastrado no aplicativo, a viagem será enviada para ele automaticamente através de uma ordem de carregamento, juntamente com um SMS informando que há uma nova viagem disponível em seu aplicativo, para que ele aceite ou recuse a mesma. Antes de aceitar a viagem, o motorista terá as seguintes informações de embarque:
– Origem e destino
– Tipo de mercadoria
– Transportadora que está acionando
– Valor do frete (quando o mesmo for informado)
Caso o motorista recuse a solicitação, a mesma será enviada ao GFrete, para que um novo motorista possa ser utilizado. Se viagem for aceita, toda a ordem de carregamento será mostrada para o motorista assim como a confirmação também será enviada ao GFrete. Os dados mostrados são separados pelas seguintes abas:
Dados de viagem – contêm os dados de contato da transportadora, o endereço completo de local de carregamento e destino, a data em que o carregamento deve ser realizado e o valor de frete ofertado.
Forma de pagamento – local pela qual o motorista visualiza como será pago seu frete (deposito bancário, cartão, etc.), qual o valor será antecipado, quantas parcelas serão pagas e qual o valor de cada parcela, assim como a data em que a mesma será paga.
Mercadorias – aqui ficam os tipos de mercadorias a serem transportadas e seus devidos pesos.
Veículos – contêm os dados do veículo que a transportadora selecionou no GFrete. Além dos dados do veículo, há também os dados do proprietário.
Rastreadores – caso a transportadora selecione rastreadores e iscas específicas no GFrete, é nesse grupo que irão aparecer.
Além dos dados acima, temos outras abas da viagem tais como:
Local – mapa contendo o ponto onde o motorista se encontra, ponto de carregamento e o destino. Essa rota pode ser aberta em qualquer aplicativo de mapa que esteja instalado no celular do usuário (ex: Waze ou Google Maps)
Leitor – é o leitor de código de barras da NF-e. É nessa aba que o motorista digitalizará todas as notas fiscais do embarque, que serão transmitidas diretamente ao CT-e Express, para prosseguir com a emissão dos documentos.
Docs – todos os documentos que forem emitidos para essa viagem (CT-es, MDF-e, contrato de frete) serão enviados ao motorista através dessa aba, para que o mesmo não precise retornar a transportadora para imprimi-los.
Finalizar – é nessa aba que o motorista encerra sua viagem, podendo escolher se ela foi encerrada com ou sem sucesso. Ao selecionar “Entrega não realizada”, o motorista deverá informar o motivo da não entrega. Caso selecione “Entrega realizada”, deverá informar quem recebeu, sua assinatura, uma foto do canhoto assinado e o CPF do recebedor. Além disso, o motorista só poderá encerrar a sua viagem caso esteja a 100 metros do destino.
Assim que a viagem é finalizada, o motorista poderá visualizar a mesma no “Histórico de viagem”. O contrato de frete também ficará disponível para consultas posteriores.
O aplicativo também permite a visualização dos dados pessoais do motorista, atualização de contato, senha e dados bancários