Você aperta um botão e a carga, as pessoas, num instante, estão no destino desejado. Esse é o mote do teletransporte, uma das tecnologias futuristas do seriado Star Trek – Jornada nas Estrelas. É um conceito interessante mas, enquanto não se inventa nada do tipo, a movimentação de bens e pessoas ainda depende dos vários modais de transporte que existem e hoje, dia 6 de junho, comemoramos o dia da logística.
Logística essa que vital para as economias do mundo e para a livre circulação de riquezas, nos vários modais existentes. Então aqui fica a nossa homenagem a todos que atuam nessa importante cadeia – nós da GUEP inclusive!!
Por que dia 6 de junho?
Por que hoje? Porque foi no dia 6 de junho de 1944 que aconteceu o chamado Dia D, com o desembarque de milhares de soldados aliados no norte da França, na região da Normandia. Foi o conjunto de tropas norte-americanas, britânicas, canadenses e francesas um dos pontos de derrocada do chamado Eixo (que unia a Alemanha nazista, a Itália fascista e o Japão, que buscava se estabelecer como uma potência imperalista na Ásia).
Este esforço conjunto pressionou as forças nazistas na chamada Frente Ocidental, liberando a França que estava ocupada pelos alemães, enquanto tropas russas pressionavam a Alemanha no front oriental (importante lembrar que foram tropas russas que chegaram até Berlim entre abril e maio, levando à derrocada do regime nazista e ao fim da guerra na Europa).
Para se ter uma ideia do tamanho da operação no desembarque aliado na Normandia, ela exigiu uma preparação de mais de um ano pelos aliados e mobilizou mais de 7 mil embarcações, 10 mil veículos terrestres e 156 mil militares, dos quais 24 mil desceram de paraquedas nas praias francesas.
Onde as histórias se encontram
Eugene Wesley Roddenberry, mais conhecido como Gene Roddenberry, foi um roteirista e produtor de televisão norte-americano e é mais conhecido como o criador da série de ficção científica Star Trek. Nascido em agosto de 1921, aos 20 anos foi piloto de bombardeiros durante a segunda guerra mundial, tendo combatido no front do Pacífico. Após a guerra, trabalhou ainda como piloto comercial de aviões antes de iniciar a carreira como roteirista.
Curiosidade
Há uma curiosidade relacionada ao teletransporte: trata-se de um macete, um improviso, uma ‘malandragem’ por assim dizer. É que, na época, a filmagem com maquetes mostrando a chegada e a saída de naves nos planetas encarecia e complicava as filmagens, pensaram num simples truque de câmera que colocava os tripulantes da Enterprise nos mais variados planetas – e o que virou uma das marcas registradas da série.