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A Alemanha inaugurou um trecho de estrada com cerca de 10 KM ao sul da cidade de Frankfurt, onde caminhões podem rodar com eletricidade. Os modelos que participam do teste são caminhões são híbridos, ou seja, conseguem funcionar à base de diesel quando não estão conectados à via elétrica.

Os caminhões dispõem de um mecanismo retrátil chamado pantógrafo, que conecta o caminhão à eletricidade. O objetivo do projeto é de diminuir as emissões de carbono, já que a Alemanha é a campeã em emissões na Europa.

Vantagens

Outra vantagem deste sistema, similar ao de trens, bondes e ônibus elétricos usados em ambientes urbanos é de não depender de baterias. É que com a eletrificação de carros e outros veículos, pode ser que não haja lítio suficiente para atender à demanda mundial. O minério é o que faz as baterias mais eficientes hoje em dia, sendo utilizado na construção da maior parte de baterias de carros, motos e patinetes elétricos, entre outros.

Pioneira

Se o experimento der certo, a Alemanha quer eletrificar todas as estradas públicas do país.

A Alemanha, no entetanto, não é a primeira a apostar na tecnologia: antes dela, a Suécia foi a pioneira e também iniciou estudos com este mesmo sistema de caminhões híbridos usando pantógrafos e uma rede elétrica suspensa.

Também existem outros experimentos rodando em outras partes do mundo, utilizando sistemas diferentes. A mesma Suécia dos caminhões com pantógrafos testa outro sistema, um trilho eletrificado no asfalto em uma via pública de 2 Km peto de Estocolmo, mas lá são carros elétricos que estão em teste.

A Suécia tem uma meta ousada: alcançar a independência do combustível fóssil até 2030, o que vai requerer uma redução de 70% nas emissões do setor de transporte.

Outras tecnologias

Em outros lugares do mundo, existem ainda outros sistemas em desenvolvimento, como no Reino Unido e na China, onde por exemplo, a tecnologia utilizada é a de indução, onde as baterias são recarregadas por um campo eletromagnético, bastando estar próximas a uma das pistas da rodovia. Este, contudo, é um sistema que esbarra na baixa eficiência da recarga e no seu alto custo,  e que, por conta disso, sai perdendo na comparação com os dois sistemas anteriores.

Mesmo assim, este exemplo de eletrificação pode ser a saída para um transporte rodoviário com menor impacto ambiental.

Saiba mais no vídeo abaixo, na GuepTV

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