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A startup sueca Einride apresentou na semana passada sua linha de caminhões autônomos elétricos. Batizados de Transporte Elétrico Autônomo (AET), esses veículos autônomos possuem quatro opções diferentes e que estarão disponíveis para comercialização a partir do ano que vem.

Os modelos são baseados no conceito POD, desenvolvido pela empresa há alguns anos, onde não há cabine mas uma frente repleta de sensores visuais e radares, ou seja, não há lugar para motoristas.

O design futurista foi pensado para privilegiar a leveza e o menor arrasto aerodinâmico, tudo para dar mais autonomia para os veículos. Os modelos EAT 1 e 2 chegam à velocidade máxima de 30 km/h e pesam 26 toneladas. Ambos aguentam cargas úteis de até 16 toneladas e suas baterias prometem fazer os caminhões autônomos rodarem por até 180 km numa única carga, dependendo das condições de trânsito, carga e relevo

Já os modelos EAT 3 e 4 conseguem chegar a velocidades de 45 km/h e 85 km/h, respectivamente.

Diferenças

As principais diferenças entre os modelos se dão quanto ao tipo de uso. O projeto dos EAT prevê o uso de compartimentos fechados para cargas paletizadas ou mesmo transporte de cargas como toras de madeira. O EAT 1 foi projetado para andar em uma área delimitada, como em pátios industriais ou portos, enquanto o EAT 2 pode sair dessas áreas delimitadas sendo operado remotamente como se fosse um caminhão-drone, um bruto por controle remoto. Já o EAT 3 foi pensado para zonas rurais e o modelo EAT 4, para condução normal em estradas.

Tecnologia

Há uma empresa que é mais conhecida por conta da tecnologia de seus chips e placas aceleradoras gráficas usadas em jogos e no processamento de computação gráfica para animação ou projetos de arquitetura, a NVidia.

Pois essa empresa também está por trás de diversos projetos de inteligência artificial pela elevada capacidade de processamento de algumas de suas placas de IA e é essa tecnologia que está por trás da direção autônoma dos caminhões da Einride.

Investimentos

Pouco antes de seu anúncio de modelos feito na semana passada, a Einride, que foi fundada em 2016, havia anunciado ter recebido um aporte adicional de US$ 10 milhões de investidores para aprimorar os projetos de seus caminhões autônomos e elétricos.

O volume de investimento é baixo para um projeto dessa dimensão, mas é uma aposta adicional ao modelo adotado pela empresa.

A Einride não começa do ‘zero’: grandes empresas suecas de transportes e alimentos já
mostraram interesse no modelo, como a produtora de alimentos Oatly que é a ‘piloto de provas’ do modelo e que usa o veículo diariamente no transporte de carga entre seus centros de distribuição.

Quer saber mais sobre o caminhão da Einride? Confira abaixo o vídeo que produzidos e que detalha o lançamento da startup sueca.

E você? Acha que este será o transporte de carga do futuro? Compartilhe com outras pessoas se interessam pelo tema e comente com a gente nas nossas redes sociais!

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