A gigante de proteína animal JBS anunciou uma nova empresa do grupo: a No Carbon, que vai alugar caminhões 100% elétricos para operações logísticas. A ideia é alugar VUCs (Veículos Urbanos de Carga ) totalmente elétricos para qualquer empresa interessada em mitigar suas emissões.
A No Carbon já não sai do zero, uma vez que atenderá inicialmente às operações logísticas de marcas Friboi, Seara e Swift. Zero aliás é a quantidade de carbono que a JBS quer emitir em suas operações até 2040.
Segundo dados da JBS, cada veículo elétrico evita o lançamento anual de cerca de 30 toneladas de gás carbônico (CO2) equivalente na atmosfera. Como estas emissões estão relacionadas ao transporte, estamos falando das chamadas emissões de CO2 de escopo 3, que diz respeito às emissões indiretas das operações de uma empresa (lembrando que o Escopo 1 refere-se às emissões de carbono da operação direta, como na criação de gado ou no processamento industrial de proteína; enquanto as emissões de escopo 2 estão relacionadas mais ao consumo de energia elétrica nas suas várias matrizes).
A No Carbon já conta com uma frota de 31 VUCs elétricos, atendendo aos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Distrito Federal. A expectativa é expandir essa frota no médio prazo, com a possibilidade de abrir a locação de veículos de carga elétricos para outras empresas que busquem uma logística mais verde, como redes varejistas e empresas de e-commerce.
Ciclo urbano, curtas distâncias e recargas
É importante ressaltar que a eletrificação das frotas está começando pelos veículos de pequeno porte que podem operar no ciclo urbano e em curtas distâncias, favorecendo a possibilidade de transitar entre pontos de recarga. Caminhões pesados ou de longas distância eletrificados? Estes ainda devem demorar a chegar ao mercado nacional.
O caminhão utilizado pela No Carbon é equipado com baús frigoríficos transportando, simultaneamente, produtos resfriados e congelados e com capacidade de até 4 toneladas de carga. Os pontos de recarga estarão disponíveis nos centros de distribuição das marcas, e a autonomia do veículo (com o baú) é de até 150 quilômetros, o que o torna ideal para rodar nos centros urbanos.
Além do menor impacto ambiental, uma das principais vantagens dos veículos elétricos é o baixo custo de operação e manutenção. O caminhão não possui, por exemplo, filtro de ar, filtro de óleo, filtro de combustível, sistema de escapamento, correias, bico injetor, bomba de injeção e demais itens que fazem a manutenção de um veículo convencional custar até seis vezes mais do que o modelo elétrico.
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