O BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, lançou uma linha de crédito para estimular um transporte mais sustentável na compra de veículos elétricos e a gás: o chamado Finame Baixo Carbono.
O BNDES já tem alguns modelos de caminhões elétricos e a biogás credenciados e está valendo para caminhões e ônibus com 20% de componentes de fabricação nacional, flexibilizando a exigência anterior do Finame convencional, que colocava esse índice em 50%.
O Finame Baixo Carbono tem prazos de pagamento e subsídios semelhantes ao Finame convencional: 10 anos para pagamento e financiamento de até 100% do valor do veículo aportado pelo BNDES.
Redução das emissões
Para ter acesso ao programa, os interessados em ter uma frota mais ‘ecológica’, mais eco-friendly, mais verde, podem buscar esse tipo de financiamento junto aos bancos Bradesco, Itaú, Santander, Fomento Paraná, Banpará, Banco Volkswagen e Banco Safra.
O Finame Baixo Carbono surgiu em 2021 para financiar a aquisição de máquinas e equipamentos. O pré-requisito é que os modelos contribuam para a redução das emissões de carbono. Além disso, todos devem ser novos e ter fabricação nacional. Por fim, os veículos também devem estar credenciados no sistema do BNDES.
Entram nessa lista caminhões e ônibus movidos a bateria, a célula de combustível (que usem hidrogênio, por exemplo), híbridos ou a gás. Também podem ser credenciados os comerciais leves elétricos e híbridos.