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A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) anunciou que investiu R$ 1 bilhão em pesquisa e desenvolvimento e vai entrar em 2023 com novo portfólio e inovações incorporadas aos mais de 30 modelos disponíveis para movimentar cargas leves e pesadas.

Para disputar uma fatia do competitivo mercado de transporte de cargas urbanas e rodoviárias, a empresa se baseou nos pilares eficiência, conforto, segurança e tecnologia.

Todo o caminhão que sair da fábrica atende às exigências da nova fase da legislação ambiental, o Proconve 8, vai consumir menos combustível e estar conectado a softwares de controle em tempo real que podem reduzir os custos de operação em até 10%.

Os bancos são mais ergonômicos, com apoios de cabeça e sistema pneumático regulável para proteger as costas, sendo que os novos Constellation acima de 18 toneladas trazem novo sistema de amortecimento em quatro pontos da cabine.

Segurança

No quesito segurança, outra característica da nova linha é que todos os caminhões possuem controle de tração com sensores que atuam para identificar perda de aderência e acionar freios, quando em movimento, ou auxiliam nas partidas em rampas de maior inclinação.

Na última estatística da Anfavea, a Volkswagen Caminhões é líder geral com 28,3% do total de veículos licenciados entre janeiro e outubro de 2022, quatro pontos percentuais à frente da segunda colocada.

Linha Meteor

No segmento de pesados e extrapesados, a VWCO apresenta como principal novidade a linha Meteor, com modelos para médias e longas distâncias. Em pouco menos de dois anos desde o lançamento, já foram licenciadas mais de oito mil unidades e a boa performance fez com que a participação nas vendas da empresa nessa categoria em 2022 chegasse a 13,5%, cinco pontos percentuais atrás da terceira colocada.

Além de todos os benefícios que a nova linha oferece, o Meteor Optimus promete economia de até 8% no consumo de combustível por conta da aerodinâmica inovadora que atua junto a um sistema eletrônico inteligente que permite antecipar condições de terreno e calcular as trocas de marchas por até dois quilômetros.

Conectados

A linha 2023 também está preparada para receber sofisticados sistemas de monitoramento e controle por meio do RIO, plataforma com mais de 20 serviços tais como emissão de relatórios online, interação com o motorista durante a operação e demais informações que ajudam na manutenção da vida útil dos componentes.

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