O terminal portuário Portocel, localizado em Aracruz, ES, é o palco de testes de um novo modelo de caminhão autônomo que roda sem motorista. Essa é uma inovação pioneira no setor portuário brasileiro e faz parte da estratégia de Portocel de melhorar continuamente suas operações, aumentando sua competitividade.
A tecnologia dos veículos autônomos foi criada em parceria com a Lume Robotics, uma startup do Espírito Santo, e a VIX Logística. O terminal, que que atende às empresas Suzano e Cenibra, está buscando formas de aperfeiçoar sua excelência operacional, por meio de inovações tecnológicas.
Inteligência Artificial
O veículo autônomo é um transporte totalmente controlado por computador. Na parceria que envolve o Portocel, a Lume Robotics e a Vix foram adaptados dois caminhões que fazem o transporte interno de celulose para os testes com o sistema automatizado, que está sendo feito de forma assistida, ou seja, com veículo tripulado.
Um sistema de inteligência artificial conectado a câmeras e sensores é usado nesse processo, integrando vários subsistemas, como visão computacional, mapeamento, localização, planejamento de rotas, tomadas de decisão, planejamento de movimento, controle e central de operações.
Esses veículos farão a movimentação interna de carga de celulose, atendendo aos subprocessos de embarque de navio, descarga de barcaças e movimentações internas em pátio, armazém e cais. Eles serão acompanhados e monitorados da sala de controle, por operadores que estabelecerão as atividades e rotas a serem realizadas.
Padronização e ambiente confinado
Ao contrário do que acontece em ambientes abertos, nas estradas, o ambiente confinado de um porto é muito mais “fácil” para testes com veículos autônomos, por conta da padronização da sinalização e do melhor controle de elementos que podem afetar a operação de um veículo autônomo.
Numa estrada, por exemplo, há todo um conjunto de eventos inesperados que podem afetar a tomada de decisão do veículo, como pedestres, animais, ciclistas, outros acidentes e etc. Já no ambiente do Portocel as variáveis são mais restritas e controláveis. O resultado esperado a partir dessa solução inclui mais segurança nas operações, eficiência com menor consumo de combustível e por meio de uma operação padronizada.
#caminhaoautonomo #tecnologia #inovacao #logistica #transporte #trc