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Não é de hoje que o debate público bate na tecla da importância dos investimentos em infraestrutura para a nossa economia decolar de verdade. E tivemos um exemplo disso na semana passada, quando ganhou notoriedade a conclusão da pavimentação de trecho da BR-163 no Pará.

Esta conclusão foi anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro no último dia 11 e confirmada em cerimônia na última sexta-feira, dia 14 de fevereiro. O trecho pavimentado, de 51 Km, liga as plantações de soja no Mato Grosso ao porto fluvial de Miritituba, que fica no rio Tapajós.

Redução no custo do frete

Passar de uma rodovia de terra, em plena região de transição do pantanal mato-grossense para a floresta amazônica, significa estar sujeito a más condições de tráfego e tempos incertos de entrega: imagine trafegar, carregado, numa estrada de terra na época das chuvas! Não era raro caminhões ficarem dias atolados na lama antes da pavimentação.

Por isso, além da rapidez no escoamento das safras de soja e milho, o primeiro impacto sentido com a BR-163 asfaltada no novo trecho foi a redução no custo do frete.

Segundo informações divulgadas pelo Movimento Pró-Logística, que representa os produtores rurais, com a melhoria nas condições de tráfego na estrada o valor do frete por tonelada, no trecho entre Sinop (MT) e Miritituba (PA), caiu de R$ 230 em média, no ano passado, para cerca de R$ 170 neste ano.

Com a pavimentação, a viagem fica mais barata e os caminhoneiros conseguem fazer mais viagens e gastam menos tempo no deslocamento e nos tempos de parada.

Cooperação

A obra foi finalizada no dia 27 de novembro do ano passado e contou com o trabalho do DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes e a cooperação do 8° Batalhão de Engenharia de Construção do Exército Brasileiro. Com 3500 Km de extensão, a BR-163 tem um extremo em Tenente Portela (RS) e o outro em Santarém (PA).

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