Robôs totalmente autônomos agora estão viajando em calçadas públicas para entregar produtos comerciais a clientes na Europa e isso está acontecendo pelas mãos da Ottonomy, uma empresa com sede na cidade de Santa Monica, nos Estados Unidos, fundada por imigrantes indianos e filhos de indianos residentes nos EUA.
Graças a uma parceria da Ottonomy com a europeia Goggo Network, de Madri, os chamados Ottobots da empresa americana realizam entregas de última milha nas cidades espanholas de Zaragoza e Alcobendas.
A esperança é que o serviço possa ser lançado em outras cidades europeias em breve.
A plataforma proprietária da Ottonomy permite que os robôs sejam totalmente autônomos sem qualquer suporte de teleoperadores. Os robôes de entregas usam lasers, câmeras e sensores 2D, além de navegação contextual baseada em comportamento, com mapeamento e localização precisos, para negociar ambientes lotados, permitindo que sejam implantados em vários locais diversos.
Identificação
A identificação dos clientes é simples e as entregas são armazenadas em compartimentos no bot, com os destinatários obtendo acesso escaneando um código QR em seu smartphone assim que o veículo chegar.
Enquanto a Ottonomy fornece o hardware, a expertise em logística é fornecida pela Goggo Network, que coordena as entregas para sua rede de parceiros.
O uso de robôs autônomos para entregas tem sido investigado por diversas empresas, com variados graus de sucesso – ou fracasso. No final do ano passado, por exemplo, a Amazon praticamente encerrou seu projeto de robô autônomo Scout para entregas no que seria um concorrente direto do Ottobot, dissolvendo uma equipe de 400 desenvolvedores que serão reorientados para outros projetos, mantendo apenas uma equipe mínima no desenvolvimento do robozinho.