Atendimento (11) 4452-7100 | Comercial (11) 2598-0104 contato@guep.com.br

A transportadora gaúcha Reiter Log, que atua com cargas nos segmento alimentício, varejo, cosméticos, e-commerce e agronegócio, entre outros, está apostando na diversificação de seus equipamentos visando um transporte mais sustentável.

A empresa investirá mais de R$ 100 milhões em 124 caminhões da Scania, modelo R 410, com configuração 4×2, 6×2 e 6×4, movidos a gás natural. As primeiras unidades deverão ser entregues no último trimestre.

A empresa deve utilizar biogás fornecido pelo mercado, mas não descarta produzir seu próprio combustível – no caso o biometano – a partir de rejeitos orgânicos. Os novos caminhões serão usados nas regiões Sul e Sudeste, para médias e longas distâncias, e também pela malha de abastecimento do gás nestes trechos.

Economia

Os fabricantes de caminhões buscam constantemente melhorar a eficiência energética de seus modelos, buscando motores mais econômicos e também sair do diesel como combustível, o que tem levado à investimentos em formas alternativas como a eletricidade, o hidrogênio (que é, indiretamente, um tipo de motor elétrico) e o gás.

Por enquanto, os custos dos modelos a gás são bem maiores do que os seus equivalentes a diesel equivalentes, algo como um preço 30% superior. Por outro lado, a redução de custo por quilômetro rodado varia de 12% a 15% a menos, além das emissões de CO2 serem até 15% menores.

Porém, se mais e mais empresas apostarem nessa nova modalidade de combustível, o custo final dos caminhões pode cair. É importante lembrar que, para alguns clientes e mercados, a redução das emissões de carbono e a sustentabilidade são importantes diferenciais na hora de se escolher uma transportadora.

Gostou? Compartilhe: