O Governo do Estado de São Paulo lançou no final de março um site com informações essenciais para orientar os caminhoneiros sobre as estradas durante o período de pandemia do Covid-19.

O site www.abastecimentoseguro.sp.gov.br funcionará como um grande mapa com marcadores que informam a localização exata e a situação dos postos de abastecimento e dos locais de distribuição de kits que trazem itens como alimentação e de higiene pessoal. Com a ajuda do site, os caminhoneiros podem saber, por exemplo, se o estabelecimento está aberto, fechado ou com atividade restrita.

Esta informação é vital para o segmento de transporte no Estado, que concentra parcela significativa da movimentação de cargas no País e vem suprir uma dificuldade que os caminhoneiros vêm enfrentando com necessidades básicas, como locais abertos para poderem se alimentar, por exemplo.

O mapa informará também, em tempo real, os locais onde têm restrição de circulação dos veículos ou bloqueios municipais. Além de tudo isso, também será possível encontrar um espaço de descanso, local para tomar banho, enfim, tudo que eles precisam para trabalhar com segurança.

Confira um printscreen do site que realizamos recentemente, para mostrar com mais detalhes:

governo site informações das estradas

Na plataforma, você pode usar o zoom para aproximar e clicar sobre o marcador para mais informações. Veja a seguir a legenda das cores apresentadas no mapa:
 

  • Verde: estabelecimento aberto
  • Vermelho: estabelecimento fechado
  • Laranja: atividade restrita – nem todos serviços estão disponíveis e/ou horário restrito
  • Preto: restricao de circulacao de veiculos
  • Tons de Azul: locais de distribuição de kits e tags para caminhoneiros.
    •  
      O secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Gustavo Junqueira, afirma que a nova plataforma será essencial para oferecer agilidade e eficiência no serviço prestado pelos caminhoneiros. “Uma vez que o profissional que está na estrada carregando alimentos e insumos para a população chegar com mais facilidade no seu destino, as cidades estarão sempre abastecidas e o caminhoneiro poderá realizar outras viagens em um menor espaço de tempo, podendo ampliar assim sua fonte de renda”, completou o secretário.

      O trabalho dos caminhoneiros é fundamental para o bem-estar da população, principalmente neste difícil período de quarentena. Por isso, o Governo Paulista tem adotado uma série de medidas para dar apoio e auxiliar o dia a dia desses profissionais, garantindo a eles inclusive toda a segurança necessária para que possam desenvolver bem a sua rotina. Os caminhoneiros passam dias e dias nas rodovias, é importante que eles saibam tudo que está acontecendo para não perderem tempo e também poderem encontrar um apoio”, explica o secretário estadual de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto.

      Vale lembrar que o Governo do Estado de São Paulo já havia lançado o Canal de Denúncias voltado aos caminhoneiros, que funciona pelo 0800 055 5510 ou e-mail – abastecimentoseguro@sp.gov.br, 24 horas. Por esses canais, a categoria pode avisar sobre o fechamento de serviços essenciais e bloqueios em rodovias, por exemplo.

      Essas medidas fazem parte de um conjunto de ações criadas pela Força Tarefa do Estado formada pelas Secretarias de Logística e Transportes, Agricultura e Abastecimento, Governo, Segurança Pública, Transportes Metropolitanos, Desenvolvimento Econômico, além de órgãos como a DERSA, Artesp, DER, Invest SP e Polícia Militar.

      Gostou da notícia? Compartilhe nas redes sociais para que alcance mais pessoas.

      Gostou? Compartilhe: