O líder da Iveco na América do Sul, Márcio Querichelli, afirmou recentemente ao ao Estradão que a marca produzirá caminhões a gás no Brasil, como já tínhamos antecipado neste outro post aqui, no Blog da Guep.
A marca vai seguindo os passos de outras fabricantes, como a Scania, que já produz modelos com esse tipo de combustível no país desde 2019 (veja mais aqui no Blog da Guep). Porém, o executivo disse que a introdução desse tipo de tecnologia aqui no Brasil ainda depende de incentivos do governo e do desenvolvimento de infraestrutura.
A Iveco aposta no Gás Natural Veicular, também conhecido como GNV, para a redução na emissão de gases poluentes por caminhões. A adoção do gás é um dos primeiros passos rumo às tecnologias que tem como objetivo o nível de zero de emissões.
Confira o que Márcio disse sobre como a entrada da Iveco no segmento pode ajudar a desenvolver essa tecnologia no mercado interno:
“Posso dizer que fico muito feliz quando outros fabricantes investem em tecnologias de baixa emissão. Eu gostaria que mais empresas aderissem. A Iveco entende que o primeiro passo entre o motor a diesel e a tecnologia de zero emissão é o gás. Por isso, temos investido muito. O próximo passo é a eletrificação”, comenta ele.
A empresa vai, por enquanto, importar o modelo de países vizinhos com a produção dos veículos a GNV iniciados na fábrica da empresa em Córdoba, na Argentina.
E você? Gostou de mais uma das gigantes do setor de transporte dar início ao investimento em caminhões mais sustentáveis?