A primeira pista de teste eletrificada da Alemanha, que usa caminhões híbridos equipados com pantógrafos (veja a foto acima) vai ser estendida. Você viu sobre essa experiência de transporte sustentável aqui no blog da Guep: confira neste link.
Esta pista, que fica na autoestrada A5, ao sul da cidade de Frankfurt, será estendida em quase sete quilômetros Juntamente com o projeto, a fabricante Scania entregará sete caminhões adicionais equipados com pantógrafos para operar neste trecho expandido de autoestrada eletrificada. Durante os testes, a Scania também gerencia a manutenção do veículo e coleta de dados dos veículos de teste.
Desenvolvido pela Siemens, o sistema de eletrificação usado nessas estradas permite que caminhões viajem a velocidades de até 90 km/h apenas com energia elétrica, convertendo-se novamente no motor de combustão interna do caminhão ao sair do trecho eletrificado.
“As estradas elétricas oferecem um carregamento racional e eficaz durante o trajeto. Embora seja tecnicamente apenas outra forma de carregar caminhões elétricos, a solução pode ser particularmente relevante em estradas com tráfego intenso e, além disso, economiza baterias e reduz a carga na rede de energia”, afirma Magnus Höglund, chefe de infraestrutura e soluções de carregamento da Scania.
O projeto visa diminuir as emissões de carbono, já que a Alemanha é a campeã em emissões na Europa.
Vantagens
Outra vantagem deste sistema, similar ao de trens, bondes e ônibus elétricos usados em ambientes urbanos é de não depender de baterias. É que com a eletrificação de carros e outros veículos, pode ser que não haja lítio suficiente para atender à demanda mundial. O minério é o que faz as baterias mais eficientes hoje em dia, sendo utilizado na construção da maior parte de baterias de carros, motos e patinetes elétricos, entre outros.
Quer saber mais? Confira no vídeo abaixo como o sistema funciona: