A primeira vista o VW E-Delivery parece ser um caminhão como os outros. Porém, esse novo modelo se destaca por seu motor elétrico que quase não faz barulho, exceto pelo zumbido do reator da lâmpada fluorescente.
Ele é o primeiro caminhão 100% elétrico desenvolvido no Brasil. A expectativa é de que ele chegue ao mercado no final de 2020. A VW ainda não fala sobre o preço, mas será mais caro que a versão diesel, com preço sugerido de R$ 150.700.
A fabricante de bebidas Ambev foi a primeira a se interessar pela tecnologia, por isso atualmente, o veículo de carga entrega cerveja e refrigerante. As empresas já anunciaram a parceria e a intenção da Ambev de comprar 1.600 caminhões. Os testes devem durar 18 meses.
O protótipo, que roda até 100 km por dia, sai da central de distribuição da Ambev, na Mooca em São Paulo, carregado de bebidas e eletricidades e volta com baú e baterias vazios. A recarga é feita à noite, quando o consumo de eletricidade diminui e as tarifas são menores, e o carregamento das bebidas acontece na parte da madrugada.
O E-Delivery é equipado com motor síncrono de ímãs permanentes de 244,7 cv e 219,2 mkgf (muito mais que seu equivalente a diesel, de 175 cv e 61,2 mkgf, que equipa o Delivery na versão 13.180), acoplado a uma transmissão com uma marcha à frente e a ré. A capacidade de carga é de 7,5 toneladas e o peso bruto total (carga+veículo+implemento) é de 14,3 toneladas, com uma autonomia estimada de 200 km.
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