por Alex Barbosa | out 1, 2021 | Corretora, Embarcador, Gerenciamento de Risco, Logística, Notícias, Seguros, Transportadora
Hoje é quase impossível desassociar Transporte de Carga e Gerenciamento de Risco. Afinal, para ser manter competitivo e com uma boa margem de lucro é essencial diminuir custos, respeitar prazos e garantir que a carga chegue intacta ao seu destino.
Assim, gerenciar o risco significa também diminuir o máximo possível as chances de sinistros. E, para esse fim, existem uma série de ações que tem por função minimizar as chances de sinistros.
A chamada pesquisa e cadastro, ou consulta e cadastro para a liberação dos motoristas é um exemplo de uma etapa do Gerenciamento de Riscos. O rastreamento e monitoramento são outros exemplos de Gerenciamento de Riscos.
E, quando falamos de uma apólice de RDF-DC (Seguro de Responsabilidade Civil Facultativa do Transporte Rodoviário por Desaparecimento de Carga), o cadastro e consulta do motorista será sempre uma exigência. E é justamente sobre isso que falaremos nesse artigo: Cadastro e Consulta do Motorista no Seguro de Cargas.
Diferente do seguro RCTR-C (Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga), obrigatório, o seguro RCF-DC é facultativo.
Enquanto o seguro obrigatório RCTR-C deve ser contratado para cobrir prejuízos ou danos causados pelo transportador como:
- Colisão;
- Capotagem;
- Abalroamento;
- Tombamento;
- Incêndio;
- Explosões.
O seguro RCF-DC cobre desaparecimento da carga, junto com o veículo transportador, em casos da perda da carga ou desaparecimento do veículo junto com a carga. Como:
- Furto qualificado (com vestígios);
- Roubo;
- Extorsão simples ou mediante sequestro;
- Apropriação indébita e estelionato;
- Roubos no depósito do transportador;
- Atos de pirataria durante a viagem com percurso fluvial;
- Roubos praticados por quadrilhas.
Quando fazer a análise e consulta do motorista?
A consulta e liberação do motorista, ajudante e veículo, devem ser feitas:
- Se Registrados: uma vez ao ano;
- Agregados: devem ser consultados e liberados a cada seis meses.
- Autônomos (carreteiro e ajudante): devem ser consultados e liberados antes de dar início a viagem de transporte.
Aqui valem duas considerações:
1ª – A primeira refere-se aos agregados. Agregado é aquele que possui contrato de prestação de serviço exclusivo com a transportadora ou que tenha realizado, no mínimo, 12 viagens no período de 1 ano pela transportadora.
2ª – As consultas e liberações acima descritas são as mais comuns nesses mais 20 anos que trabalhando com Seguro de Carga. Entretanto o que vale mesmo é o que está previsto ali na sua apólice. Em caso de dúvidas fale com seu corretor de seguro.
O que acontece quando a análise e consulta não é feita?
O não cumprimento das consultas e liberações dos motoristas e ajudantes ocasiona em perda do direito de receber a indenização em caso de sinistro. Afinal, vai contra o acordado em sua apólice de seguro.
Quem analisa o perfil do motorista e ajudante?
Quem analisa o motorista é uma das empresas homologadas e que constam na sua apólice de Seguro ou que estejam homologadas junto à sua seguradora. E como estamos falando de competitividade associada à gestão de risco, é importante saber que há diversos fornecedores deste serviço no mercado, que têm prazos diferentes para efetuar a liberação do motorista.
No caso das operações com autônomos, existem serviços que podem levar de horas a dias para efetuar a liberação, o que significa uma maior demora nas entregas. É esse quesito que favorece serviços digitais de análise do motorista como o feito pela Guep, por exemplo, que tem tempo médio de retorno inferior a 30 minutos para a liberação do motorista.
O que fazer quando o cadastro não for aprovado?
O primeiro passo é entender a recusa e o que pode ser feito. Caso a recusa persista o transporte deverá ser realizado por outro profissional avaliado e aprovado. Pois, em caso de sinistro, ao se constatar a recusa do motorista ou ajudante, dificilmente a Seguradora fará a indenização.
Quando você tiver alguma dúvida, pode buscar auxílio e orientações adicionais na sua corretora. A VOI Seguros é uma das referências no mercado nacional como especialista em Seguro de Transporte ?✈⛴ e parceira Guep. Com a empresa, você pode contar com uma assistência personalizada durante todo o processo. A empresa tem mais de 20 anos de experiência, diversos produtos complementares e especialistas treinados para tirar as suas dúvidas. Conte com a VOI Seguros ᕦ(ツ)ᕤ.
por Alex Barbosa | jun 8, 2020 | Embarcador, Gerenciamento de Risco, Logística, Tecnologia, Transportadora
Hoje em dia com o avanço da tecnologia, todos os dias surgem novas ferramentas de logística e transporte para otimizar processos que antes levavam bastante tempo, por serem feitos manualmente.
Muitas empresas já utilizam alguns softwares para facilitar o dia a dia e aumentar a eficiência em sua operação. Aliás, o essencial aqui é garantir que o cliente final fique satisfeito com o processo de compra, principalmente com a entrega do produto.
Antes de listarmos as 7 ferramentas de logística e transporte que você precisa conhecer, vamos entender o que são e para que servem as ferramentas de logística.
O que são ferramentas de logística e para que servem?
As ferramentas de logística geralmente são softwares desenvolvidos para agilizar o processo e otimizar a operação de qualquer empresa que atue com logística. A “Era digital”, repleta de informações, permite que as empresas saibam quais são as reais necessidades de seus clientes, e com isso ofereçam novos produtos que os atendam.
Ela ajuda a ter mais precisão, mais velocidade nos processos, reduz a necessidade de intervenção humana para determinadas coisas que a tecnologia pode – e às vezes até deve – automatizar. Lembra que falamos da evolução das ferramentas?! Por que isso está acontecendo só agora?
A principal razão é que, antes, não havia velocidade de processamento no hardware, e tampouco havia software com capacidade analítica capaz de substituir o ser humano para fazer um input de informação, uma comparação, uma correlação de causalidade entre uma coisa e outra, ou mesmo de identificar padrões, imagens ou ações. A Inteligência Artificial, só para darmos um exemplo, é uma dessas tecnologias disruptivas que só mais recentemente começaram a ganhar aplicações práticas no transporte.
Bom já sabemos que a tecnologia é a maior aliada de qualquer negócio que almeja o sucesso e quer se destacar no mercado, principalmente no setor logístico, onde a tecnologia é capaz de aumentar sua eficiência, garantir maior segurança e desburocratizar vários processos.
Agora, vamos para as 7 ferramentas de logística e transporte!
7 principais ferramentas de logística e transporte
TMS (Transportation Management System)
TMS (Transportation Management System) ou Sistema de Administração de Transporte em português, é um software de transporte responsável pelo gerenciamento e controle desse processo.
Eles são muito úteis, pois auxiliam o trabalho de controle de informações relativas a fretes, entregas, roteiros de viagens, rastreamento de cargas, automatização de informação da carga, e até emissão de documentos fiscais das cargas.
Em resumo, ele direciona, de forma integrada, a distribuição da carga com programação automática do status de entrega para o cliente com rastreamento de agendamento de entregas, digitalizando uma série de processos que, no passado, eram feitos manualmente, com o fluxo de documentos e ordens em papel.
WMS (Warehouse Management System)
WMS (Warehouse Management System) ou Sistema de Administração de Armazém em português, é um software de logística que faz a administração de armazém com base no banco de dados que a empresa alimenta.
Ela registra, de forma exata, o momento que acontece quaisquer ações no local, o que ajuda a manter toda a equipe de logística a ter controle total do armazém. O que, entra, o que sai, quando entra, quando sai. Por isso que é uma boa opção para quem deseja reduzir tempo e manter a organização do armazém e assegurar que estoques próprios ou de clientes – lembrando que há empresas especializadas apenas em prover o armazenamento de itens e cargas como um serviço. Segue abaixo algumas ações que esse software faz:
- Controle e atualização do armazém;
- Análise de necessidade de compra;
- Análise de pedidos recebidos;
- Giro de estoque/produtos;
- Gestão de inventário;
- Exatidão em informações dos itens.
ERP (Enterprise Resource Planning)
ERP (Enterprise Resource Planning) ou simplesmente sistemas de gestão empresarial, são soluções de uma categoria que vão até além de um software de logística, pois o mesmo avalia recursos da empresa toda. Pois, tanto atividades do setor administrativo quanto as do operacional podem controladas por ele, ajudando no controle financeiro, por exemplo.
Com isso, há uma otimização no processo já que o software agrega além de logística, outras atividades como financeiro, materiais, controladoria como também oferece a integração dos módulos de WMS e TMS.
Confira abaixo alguns dos principais recursos da ERP:
- Controle de produção;
- Cálculo da quantidade de estoque;
- Fluxo de caixa;
- Emissão de NF-e (Nota Fiscal Eletrônica);
- Controle de custos;
No caso destes sistemas, o que acontece muitas vezes é que eles são a espinha dorsal de empresas do segmento de indústrias, varejo, finanças e outros, que precisam de controle e automação de processos. Falando especificamente dos sistemas ERP, são sistemas que muitas vezes são transversais, ou seja, abarcam e integram os processos de várias áreas de uma empresa. Além da integração a sistemas como TMS e WMS, que comentamos acima, há vezes em que há módulos destes sistemas que tratam de logística ou armazenamento, porém não com a profundidade e detalhamento dos sistemas de TMS e WMS.
Sistema de Pesquisa e Cadastro de Motorista e Veículos
Agora, falando um pouco mais focado em ferramentas para o transporte, o sistema de pesquisa e cadastro de motorista e veículos é considerado um item indispensável para manter a segurança em sua operação.
Essa pesquisa e cadastro, tanto de motorista quanto de veículos, é feita como parte dos processos de gerenciamento de risco no transporte de cargas e tem como objetivo identificar se os responsáveis pelo transporte da carga representam ou não risco na hora do transporte.
Se você quer saber mais detalhes sobre isso, nós da Guep, temos um material completo com tudo o que você saber sobre pesquisa e cadastro de motoristas, o que é, como funciona, como fazer, quando é obrigatório e, mesmo quando não é, pode ser desejável, e muito mais.
Para que essa pesquisa e cadastro de motoristas e veículos seja feita da forma mais confiável e transparente possível, é preciso contar com uma ferramenta eficiente para sua operação.
Com um software completo você terá acesso a informações que revelam como está o desempenho de cada motorista, sobre comportamento e outras informações importantes para manter a segurança em sua operação.
Nós da Guep, desenvolvemos uma solução de pesquisa e cadastro de motoristas que busca em tempo real todas as informações necessárias para uma liberação mais segura. O Score é o único sistema que faz a consulta de 400 fontes simultaneamente para melhor tomada de decisão. Proporcionando 40% mais assertividade que qualquer outra opção do mercado.
Monitoramento de carga
Essa ferramenta tem como objetivo garantir que a etapa da entrega seja bem sucedida. Por isso, a realização do mapeamento de cargas é primordial para reduzir riscos de avarias e extravios.
Por esta razão é tão importante investir neste tipo de ferramenta, o que irá garantir maior segurança para seus clientes, e aumentar sua credibilidade no mercado. Isso porque esse tipo de sistema permite que o gestor logístico identifique o local exato onde a carga está. Assim, ele tem um status em tempo real da entrega e pode apresentar uma data de previsão mais condizente com a realidade.
Este tipo de ferramenta começa a fazer mais sentido na medida em que a previsibilidade de entrega passa a ser um item estratégico na relação entre os fornecedores e clientes finais. No caso de um varejista, saber quando o produto está chegando em seus estoques, o que pode criar ações de venda mais efetivas, por exemplo.
Gestão de frotas
Se você deseja ter mais controle e segurança em suas operações de transporte, ferramentas de gestão de frotas podem constituir um item essencial. Entre os principais benefícios estão:
- Integração das atividades de manutenção;
- Monitoramento dos veículos;
- Alertas em situações anormais;
- Diminuição dos custos;
- Automatização dos processos;
- Acompanhamento do desempenho do carro e do motorista.
Todos nós sabemos que gerir uma frota não é trabalho fácil. Além da questão operacional de determinar rotas, segurança, conquistar e reter clientes, há toda uma série de atividades essenciais que envolvem da manutenção corretiva ou preventiva de veículos ao acompanhamento de itens como a troca de pneus, a compra de combustível, o armazenamento e gestão de itens de manutenção rápida e sua renovação, à medida em que estas peças são usadas – e precisarão, claro – ser repostas. Os sistemas de gestão de frotas foram pensados justamente para ajudar as empresas que gerenciam um grande volume de veículos e implementos a gerenciar a manutenção destes ativos.
Sistemas de averbações de cargas
Soluções eletrônicas para averbação de cargas também são fundamentais no momento antes do embarque para que haja a garantia de cobertura de seguro.
E o que é, afinal, a averbação? A averbação é o ato de informar à companhia seguradora os dados referentes às notas fiscais e características das mercadorias que foram embarcadas para transporte, para que tenham a devida cobertura em caso de sinistro.
É importante também que haja a possibilidade de customizações nestas soluções mediante o tipo de operação, já que isso permite às empresas se adaptarem às necessidades de seus clientes.
Essas ferramentas, em sua maioria, já estão disponíveis para serem integradas a sistemas internos que as organizações utilizam para a gestão do seu negócio, tornando o trabalho mais simples e produtivo inclusive já existindo em algumas plataformas a possibilidade de gerar estatísticas e informações relevantes para a tomada de decisão estratégica da empresa.
Importante ressaltar que a averbação é um procedimento obrigatório segundo a regulamentação em vigor: o transportador deve averbar a carga para estar em conformidade com o que estabelece a portaria 247 da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) que prevê que todos os conhecimentos, sem exceção, sejam averbados antes do início de cada viagem.
Isso é importante porque, se acontecer um sinistro e os documentos não tiverem sido averbados, ou mesmo averbados após o início da viagem, a seguradora pode recusar a indenização ao segurado, deixando o prejuízo para a transportadora.
Nós da Guep, temos uma solução chamada AverbGuep, que faz exatamente a Averbação Eletrônica de Carga, de forma automatizada, provendo às organizações todo o controle e suporte necessários à sua operação.
Para finalizar…
Você viu que existem várias opções de ferramentas voltadas ao setor logístico que otimizam e facilitam o dia a dia das empresas. Em um mercado tão competitivo, é indispensável não implementar a tecnologia em sua operação. Isso pode determinar o fracasso ou sucesso da empresa ao longo do tempo.
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E aí, você já utiliza algumas destas ferramentas citadas no artigo? Se sim, deixe aqui nos comentários.
por Alex Barbosa | abr 2, 2020 | Embarcador, Gerenciador de Risco, Gerenciamento de Risco, Logística, Seguros, Tecnologia, Transportadora
Você já ouviu falar sobre pesquisa e cadastro de motorista? É um processo que também pode ser conhecido como pesquisa e consulta de motorista ou simplesmente cadastro de motorista e é muito frequente no segmento do transporte rodoviário de cargas.
Todo embarcador e transportador tem uma séria preocupação em escolher a pessoa certa para transportar uma determinada carga. Aliás, o motorista é o grande responsável para que a mercadoria chegue sã e salva no cliente final. E se você trabalha no ramo de transporte de cargas, o conhecimento sobre esse termo é estritamente obrigatório para que você não tenha que arcar com altos prejuízos.
Caso você ainda tenha dúvida relacionada a esse tema de pesquisa, consulta e cadastro de motoristas e veículos, não se preocupe, porque acabamos de lançar um guia completo com tudo o que você precisa saber sobre pesquisa e cadastro de motoristas, o que é, como funciona, como fazer, quando é obrigatório e, mesmo quando não é, pode ser desejável, e muito mais.
Leia até o final para dominar esse assunto e evitar grandes problemas para sua operação.
Vamos lá?
O que é a pesquisa e cadastro de motorista?
Cadastro, consulta e liberação de motorista é um processo que faz parte do gerenciamento de risco da apólice de seguro de RCF-DC (roubo de cargas), sendo considerado um item indispensável para manter a segurança na sua operação.
Essa pesquisa e cadastro, tanto de motorista quanto de veículos, é feita como parte dos processos de gerenciamento de risco no transporte de cargas e tem como objetivo identificar se os responsáveis pelo transporte da carga representam ou não risco, se inspiram confiança ou não. Veja abaixo como funciona essa pesquisa e em qual momento ela deve ser realizada.
Como funciona a consulta e liberação do motorista e veículo?
As seguradoras consideram a verificação dos perfis do motorista como essencial à liberação de apólices de seguro do tipo RCF-DC. Sendo útil essa consulta também para evitar riscos como acidentes, considerando que grande parte deles são causados por imprudência ao volante.
Como dissemos anteriormente, a conferência e liberação é feita por gerenciadoras de riscos de transporte de cargas. Elas analisam, em detalhes, o perfil do motorista e do veículo (quando necessário) através de um software próprio para esse processo.
Pesquisa do Motorista
Para a realização correta da consulta do motorista é necessário inserir algumas informações do condutor para que a ferramenta busque as informações e avalie o perfil do profissional que estará envolvido na operação.
Nessa análise, são conferidas informações da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), histórico de certificações e treinamentos e também a análise socioeconômica (de acordo com os limites previstos na Lei do Caminhoneiro, Lei 13.103/2015), tudo para deixar mais seguro o dia a dia dos embarcadores e transportadores.
Pesquisa do Veículo
A partir da placa do veículo e do CNPJ/CPF do proprietário, o sistema contratado busca as informações financeiras do proprietário e do veículo, como:
- Pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA);
- Licenciamento no Departamento de Trânsito (DETRAN);
- Restrições e/ou ordens judiciais;
- Cadastro Nacional de Veículos Roubados, etc.
Como fazer essa pesquisa?
Como dissemos, para essa pesquisa e cadastro de motoristas e veículos seja feita da forma mais confiável e transparente possível, é preciso contar com uma ferramenta eficiente para sua operação.
Com um software completo você terá acesso a informações que revelam como está o desempenho de cada motorista, sobre comportamento e outras informações importantes que citamos no tópico acima.
A dúvida mais comum em relação a essas plataformas, é banco de dados é realmente seguro?
Nossa resposta é não, e vamos te explicar o porquê.
Nós da Guep atuamos há anos nesse mercado de transportes de carga e podemos afirmar que banco de dados não é a melhor opção para avaliar o perfil do motorista para sua operação.
Isso porque banco de dados podem ter informações desatualizadas sobre o principal condutor de sua mercadoria, e isso pode acarretar em sérios problemas para sua operação. Aliás, o que o motorista fez semana passada de errado pode não apontar em sistemas que fazem a pesquisa por este meio.
Por isso que nós da Guep, desenvolvemos uma solução de pesquisa e cadastro de motoristas que não depende de informações de banco de dados, mas busca em tempo real todas as informações necessárias para uma liberação mais segura. O Score é o único sistema que faz a consulta de 400 fontes simultaneamente para melhor tomada de decisão. Proporcionando 40% mais assertividade que qualquer outra opção do mercado.
Se você quer saber mais sobre o sistema de pesquisa e cadastro de motoristas Score, clique aqui.
Esta validação/liberação é feita em qual momento no embarque?
Esta validação/pesquisa é feita junto a gerenciadora de risco, antes da carga ser transportada. Se no ato do embarque o motorista, ajudante ou veículo encontrar se: não recomendado, inexistente ou não autorizado, o segurado perderá o direito a indenização, isso quer dizer que não foi aprovado para o transporte segundo a gerenciadora de risco.
Para finalizar…
Agora que você sabe tudo o sobre o que é e como funciona a pesquisa e cadastro de motoristas, o seu próximo passo é contar com uma boa ferramenta em sua operação para que esse processo seja o mais seguro e confiável possível.
Com a escolha certa, você pode ficar tranquilo quanto a segurança de sua operação e se concentrar em pontos estratégicos que trarão mais vendas para o negócio e assim, aumentar sua receita e clientes.
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por Alex Barbosa | mar 12, 2020 | Embarcador, Gerenciamento de Risco, Notícias, Transportadora
O Painel CNT de Consultas Dinâmicas de Acidentes Rodoviários é uma ferramenta desenvolvida pela Confederação Nacional do Transporte, mais conhecida como CNT, que reúne dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) sobre acidentes ocorridos em rodovias federais brasileiras. A notícia é que eles atualizaram o painel com dados de 2019 no último dia 31 de janeiro.
Com essa ferramenta é possível fazer consultas sobre os registros de acidentes, aplicando filtros e realizando cruzamento dos números para análises comparativas e mais completas. Assim é possível, por exemplo, saber quais são as rodovias onde ocorre o maior número de acidentes e mortes, quais são os tipos de acidentes mais frequentes, dentre outros.
Hoje é possível analisar o histórico de acidente nas rodovias federais brasileiros desde o ano de 2017. Vale frisar que o painel também pode ser acessado por meio de dispositivos móveis, como smartphone ou tablet.
Qual a solução para diminuir os números do Painel da CNT?
“A CNT disponibiliza para consulta a análise sobre os acidentes no Brasil e identifica os locais mais críticos. Os transportadores e o SEST SENAT também têm investido, cada vez mais, em treinamento e capacitação de motoristas, aumentando, assim, a segurança no trânsito”, afirma Vander Costa, presidente da CNT.
De acordo com dados da CNT, os 67.427 registros de 2019 apresentam queda de 2,6% em relação a 2018. Por outro lado, os acidentes com vítimas (mortos e feridos) tiveram elevação de 3,3%, subindo de 53.963, em 2018, para 55.756. Foram 2.526 feridos a mais em 2019. O número de mortes teve 63 ocorrências a mais que em 2018 , um aumento de 1,2%, passando para 5.332.
Ficou interessado? Acesse aqui o Painel da CNT.
Fonte: Agência CNT de Notícias – 03/02/2020
por Alex Barbosa | ago 14, 2019 | Gerenciador de Risco, Gerenciamento de Risco
O Brasil precisa criar uma cultura efetiva e evoluir na gestão de riscos na logística. Este foi um dos alertas de Alfredo Chaia, líder de Enterprise Risk Management da consultoria Risk Veritas e vice-presidente do CIST – Clube Internacional de Seguro de Transportes.
Chaia deu uma entrevista ao time da GuepTV e falou que o País vive um importante momento de transição no mercado de seguros de transporte.
Tecnologia e transformação
“Tudo isso muito ligado às transformações relacionadas à tecnologia, particularmente nos últimos 10 anos”, explica Chaia.
Para o executivo, a tecnologia tem evoluído no transporte nos últimos 30 anos, sempre imbuída das questões de ganho de eficiência e segurança, mas foi apenas nos últimos dez anos que aconteceu uma transformação digital acelerada, que tem, por consequência, gerado uma pressão maior sobre as organizações.
Para o executivo, existem questões como a multimodalidade e a integração de grandes cadeias de abastecimento. “Existem grandes desafios, mas é importante criar um pensamento voltado à prevenção e mitigação de riscos”, afirmou.
Integração e logística
Chaia comentou à GuepTV o desafio da logística atual como a integração de cadeias de suprimento cada vez mais complexas, onde existem organizações que não só movimentam, mas atuam na integração de componentes, com serviços de valor agregado aliados à logística.
“Muito do que conseguimos hoje é resultado do tamanho e a complexidade das cadeias logísticas, porém, se um dos agentes interrompe o fornecimento em um elo, toda a cadeia pode ser comprometida”, alerta Chaia.
E é nesta grande interdependência, que ocorre em escala nacional e internacional, que residem os grandes desafios para a logística e gestão de riscos. Qual é o papel da logística nesse cenário, como ela assume o desafio de operar isso em termos de escala e eficiência?
E Chaia, ainda chama a atenção para o fato do Brasil, apesar de seguir no desenvolvimento de da gestão de risco, é um fato de que ainda há um caminho a ser percorrido para que nos tornemos um País maduro em termos de gestão de risco.
Confira a seguir a íntegra da entrevista, na GuepTV
por Alex Barbosa | ago 8, 2019 | Gerenciador de Risco, Gerenciamento de Risco
Uma empresa gerenciadora de risco trabalha dentro da cadeia do transporte rodoviário de carga, sendo um ente essencial deste processo, ajudando a mitigar os riscos associados a esta operação.
É a gerenciadora de risco que promove o chamado PGR – Plano de Gerenciamento de Risco, conjunto de procedimentos e ferramentas que são utilizadas visando prevenir perdas materiais e preservar a vida do motorista em qualquer operação.
Este tipo de esclarecimento é importante, porque é muito comum as empresas, sejam elas grandes embarcadores ou transportadores, fazerem uma confusão entre quem são suas seguradoras, corretoras ou gerenciadoras de risco. É o que explica Rodrigo Tardelli, diretor da Atlas Gerenciadora de Risco, em entrevista exclusiva dada ao time da GuepTV.
Tecnologia e inovação
Tardelli também falou à GuepTV sobre o papel da tecnologia e inovação como uma forma de atender e encantar clientes. O executivo também falou de uma plataforma tecnológica que está desenvolvendo voltada à gestão de risco e que terão uma série de tratativas e SLAs, com indicadores que podem ser acompanhados pelas equipes envolvidas em tempo real.
“Será uma plataforma de software mais nova, capaz de interagir com outros sistemas como ERPs ou TMSs por meio de webservices”, explicou o executivo.
Confira abaixo a íntegra da entrevista dada ao time da GuepTV.